Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

‘A viagem mais importante’ que terminou em tragédia: conheça a história da Chapecoense

Compartilhe:
_92710297_chapeco_teleantioquia

Momentos antes de embarcar em São Paulo rumo à Bolívia, onde faria escala para a Colômbia, um dos dirigentes da Chapecoense aparece em um vídeo em que dizia se tratar da “viagem mais importante’ para a equipe.

“(Viagem) mais importante (do clube) até agora. A cada ano que passa a gente vai conseguindo marcar a história do clube”, afirma Cadu Gaúcho.

A ida à cidade colombiana de Medellín para a final da Copa Sul-Americana coroaria uma temporada de glória para o time da pequena cidade de Santa Catarina, de apenas 200 mil habitantes.

O conto de fadas, no entanto, acabou em tragédia.

Na madrugada desta terça-feira, um avião com a equipe da Chapecoense sofreu um acidente em uma área montanhosa de difícil acesso, a 50 km da Medellín. Havia 81 pessoas a bordo, dos quais 72 passageiros e 8 tripulantes. Vinte e dois eram jornalistas. Relatos indicam que o avião teria sofrido uma pane elétrica.

Segundo informações da imprensa local, há 76 mortos. Cerca de 150 socorristas estão envolvidos no trabalho de resgate das vítimas.

screenhunter_02-nov-29-12-25

‘Primeira divisão’

Foi apenas em 2013 que a Chapecoense chegou pela primeira vez à Série A do Campeonato Brasileiro, após um empate de 1 a 1 contra o Bragantino. Na atual temporada, a equipe está em 9º lugar, à frente de times tradicionais, como São Paulo, Fluminense e Cruzeiro.

Na semana passada, a equipe conseguiu mais um feito inédito em sua história: avançou à final da Copa Sul-Americana contra o Atletico Nacional, da Colômbia, depois de vencer o San Lorenzo, da Argentina. Foi a primeira vez em três anos que um time do Brasil chegou à final de um torneio continental.

“Falou em Chapecoense é o xodó da cidade, é o que movimenta hoteis, aeroporto, é o que dava alegria. Todo mundo remava junto, era uma família, a gente convivia mais do que com a nossa família. A nossa diferença é a união, acreditávamos desde o roupeiro até o presidente de que no campo éramos igual a qualquer time”, disse à BBC Brasil Marcelo De Quadros Kunst, auxiliar técnico de goleiro da Chapecoense.

A partida desta quarta-feira foi suspensa pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) devido ao acidente.

screenhunter_01-nov-29-12-24

Trajetória de sucesso

Fundada em maio de 1973, a Associação Chapecoense de Futebol conquistou seu primeiro título estadual quatro anos depois. Neste ano, a equipe venceu o Campeonato Catarinense pela quinta vez. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina e vice em outras três ocasiões. Além disso, ganhou duas vezes da Taça Santa Catarina.

Os últimos anos, porém, foram os mais prolíficos para a equipe. Além de chegar à primeira divisão em 2013, o clube disputou dois torneios continentais (2015 e 2016) e chegou a cinco das últimas dez finais do Campeonato Catarinense.

Antes disso, a Chapecoense foi a 3ª colocada tanto na Série D de 2009 quanto na Série C de 2012, e a 2ª colocada na Série B de 2013.

É considerada um dos cinco grandes clubes de Santa Catarina, ao lado de Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville.

“Essa tragédia acaba com o sonho de todo mundo. Foi tanto trabalho…vendi muita rifa para sustentar o clube logo no início. Éramos uma família. Estou muito emocionado”, disse à BBC Brasil Alvadir Pelisser, um dos fundadores do clube.

fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38144677

Deixe seu comentário:

Publicidade

Publicidade

Sigam no Instagram

Sigam no Instagram

Publicidade

Publicidade